A Arte de buscar a DeusA Arte de Buscar a Deus

A Geração Dopamina (Dia 5)

Versículo-chave:
“As pessoas serão egoístas e avarentas… traidoras, precipitadas, soberbas e mais amigas dos prazeres do que amigas de Deus.” (2 Timóteo 3:4 NVI)

Devocional: A Arte de Buscar a Deus, por Alberto Conti
A Dra. Anne Lembke, psiquiatra e especialista em vícios, escreveu um excelente livro chamado “Geração Dopamina”, onde aborda o papel relevante da dopamina, um neurotransmissor associado ao prazer e à recompensa. No cenário da sociedade moderna, ela explica o impacto desse neurotransmissor no comportamento humano, particularmente no contexto da dependência.

Ela argumenta que a busca constante por prazer — seja por meio de substâncias como drogas e álcool, ou de comportamentos como o uso excessivo das redes sociais, jogos, consumo de junk food (comidas não saudáveis) e até o vício em pornografia — se tornou uma epidemia global. A humanidade tem mergulhado nesse ciclo de busca desenfreada por prazeres temporários.

O livro explora profundamente a neurociência do vício, explicando como o sistema de recompensa do cérebro pode ser invadido por substâncias e atividades que liberam grandes quantidades de dopamina. O resultado disso inclui uma série de consequências negativas, como vícios, dependências, distúrbios de personalidade, problemas de saúde mental e desajustes sociais. Essencialmente, “Geração Dopamina” nos convida a refletir sobre esse comportamento e a considerar como podemos encontrar um equilíbrio mais saudável em um mundo que frequentemente prioriza a gratificação instantânea.

A verdade é que esse padrão de conduta não é novidade. Ele já foi previsto na Bíblia como uma característica dos últimos dias. O apóstolo Paulo descreve as pessoas como “amantes dos prazeres mais do que de Deus”. Esse comportamento gera um vazio espiritual que nada — a não ser Deus — pode preencher.

Mas nem tudo está perdido. Ainda há esperança. Deus nos oferece uma alternativa: o prazer indescritível que vem da Sua presença! Esse deleite da alma não depende de estímulos externos, mas de uma profunda relação com Ele. É um prazer que transforma nossa mente, renova nosso espírito e nos dá propósito eterno.

Renunciar à busca obsessiva por prazeres instantâneos não é fácil, mas é libertador. À medida que você escolhe buscar a Deus, em vez de satisfazer desejos temporários, descobrirá um tipo de prazer tão profundo que preencherá cada área da sua vida.

Reflita: que passos você pode tomar hoje para se desconectar dos efeitos dessa “geração dopamina”? O que você pode fazer agora para se reconectar à fonte do verdadeiro e eterno gozo?

Oração de Ativação:
Pai amado, agradeço-Te porque Tu és poderoso para me livrar do laço do inimigo e porque encontro segurança sob Tuas asas. Obrigado por me amar tanto e por me dar uma nova oportunidade a cada dia para buscar-Te em oração e entrar na Tua Presença. Quero que Tu sejas sempre o mais importante na minha vida. Peço isso com todo o meu coração, em Nome de Jesus. Amém.

Fonte: Devocional A Arte de Buscar a Deus – Por Alberto Conti
Uma Jornada de 70 Dias para Descobrir a Alegria de Buscar a Deus

© Escola de Oração IBBN

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.