O poderoso antídoto contra o temor (dia 30)
Versículo-chave: …Porque buscamos ao Senhor, nosso Deus; nós o buscamos, e ele nos tem dado paz por todos os lados. Edificaram, pois, e prosperaram. (2 Crônicas 14:7)
O espírito de temor é uma prisão sem grades, uma corrente que paralisa. A Bíblia revela que o temor é um espírito maligno que busca escravizar (Romanos 8:15). Não são necessárias correntes visíveis para nos manter cativos; suas amarras são invisíveis, mas reais. Não é uma fraqueza humana que se cura com a ciência, mas sim uma estratégia do inimigo para roubar nossa paz e propósito.
A história de Jó nos lembra que aquilo que tememos pode se converter em nossa realidade se não depositarmos nossa confiança em Deus (Jó 3:25). Assim como Jó atraiu o que temia, nós podemos cair na mesma armadilha se não confrontarmos o medo com a verdade de Deus. Foi assim que vivi por anos, encarcerado em medos que pareciam maiores do que minha fé. Não era um temor passageiro, mas sim um sistema de pensamentos que me dizia: “Você não pode. Você não vai conseguir. Você não é suficiente.”
Posso dar testemunho de que, após anos de escravidão e opressão por medos, chegou um dia em que decidi confrontar minha ansiedade com o poder da fé. Tudo mudou quando tomei a decisão de buscar a Deus com todo o meu coração. Embora a mudança não tenha sido instantânea, foi um processo no qual, a cada dia, ao estar em Sua presença, Seu amor incomparável começou a substituir o medo por um sentimento de paz e tranquilidade. A luz de Sua verdade dissolveu as sombras das minhas dúvidas. A Bíblia assegura que “no amor não há medo” (1 João 4:18). Quando priorizamos a busca por Deus, é como se uma potente luz dissipasse o medo e nos enchesse de paz.
Ao buscar a Deus em oração, descobri que o Senhor não só me escutava, mas também me libertava de cargas que pareciam insuperáveis. Pesos como a ansiedade, a angústia e a depressão. A chave está em entender que o temor é um espírito que foge diante da intimidade com Deus. Buscar a Deus quebra seus elos. Sua presença nos renova, nos enche de Seu Espírito, nos fortalece e nos liberta.
Reflexão:
Que situação atual te gera temor?
Como isso tem afetado o seu relacionamento com Deus?
Você já experimentou que o medo diminui quando você busca a Deus?
Chamado à Ação:
Escreva em um papel uma mentira do medo na qual você tem acreditado e contrarie-a com uma verdade da Palavra de Deus. Tire alguns minutos hoje para buscar a Deus em oração e entregue a Ele os seus medos.
Oremos Juntos:
Pai amado, eu Te dou graças porque o Teu amor lança fora todo temor. Liberta-me das cadeias da ansiedade e fortalece a minha fé. Que a Tua presença seja o meu refúgio hoje. Ajuda-me a ver a minha vida com os Teus olhos e não com as lentes do temor. Enche a minha mente com a Tua verdade. Eu peço em nome de Jesus, amém.
Fonte: Pertence ao Devocional A arte de buscar a Deus Jornada de 70 dias para descobrir a alegria de buscar a Deus – Por Alberto Conti
© Prayer Online Academy





