A Arte de buscar a DeusA Arte de Buscar a Deus

Os Prazeres Que Destroem (Dia 4)

Versículo-chave:
“Quem ama os prazeres se tornará pobre; quem ama o vinho e os perfumes jamais enriquecerá.” (Provérbios 21:17 NVI)

Uma Jornada de 70 Dias para Descobrir a Alegria de Buscar a Deus (Devocional)
A busca descontrolada por prazeres destrutivos tem levado inúmeras pessoas à ruína. Desde vícios até escolhas equivocadas, os prazeres imediatos e egoístas podem prometer uma satisfação momentânea, mas acabam roubando nossa paz e propósito. A Bíblia nos adverte que, quando colocamos esses prazeres acima de Deus, as consequências podem ser devastadoras.

Estamos vivendo nos dias da chamada “geração escrava da dopamina”, onde o desejo por gratificação instantânea transformou muitos em prisioneiros. Redes sociais, entretenimento e os excessos da carne são apenas algumas das armadilhas que nos afastam de uma vida centrada em Deus. Essas distrações podem preencher temporariamente o vazio da alma, mas nunca o satisfazem de verdade.

Quando refletimos sobre esses “prazeres” do mundo, percebemos que eles, na verdade, não são saudáveis para nós a longo prazo e sequer nos favorecem. O filho pródigo, por exemplo, se deleitou no pecado até o momento em que seu dinheiro acabou. Foi então que ele descobriu que os prazeres do pecado eram passageiros e o conduziram à ruína (Lucas 15:11-17).

Hoje, vivemos em um tempo profético, previsto na Palavra de Deus há milhares de anos: uma era em que os homens serão “mais amantes dos prazeres do que de Deus” (2 Timóteo 3:4). Por isso, é importante entendermos que o propósito de nossas vidas não deve ser uma busca contínua por prazeres temporais. Devemos buscar um equilíbrio justo em nossas vidas.

Por outro lado, existem os prazeres saudáveis, que nos conduzem ao que é edificante e nos impulsionam a crescer. O desejo de Deus é que encontremos alegria naquilo que nos aproxima Dele e de Seu propósito para nossas vidas. Quando substituímos os prazeres destrutivos pela busca de Sua presença e pelos valores eternos, experimentamos uma verdadeira liberdade e paz.

Renunciar aquilo que nos escraviza e escolher o que nos leva ao caminho da vida é um verdadeiro ato de coragem e fé. Para o homem, isso pode parecer impossível, mas com Deus todas as coisas são possíveis. A poderosa graça de Deus pode nos ajudar a transformar nossos hábitos e redirecionar nossa atenção para o que é eterno.

Tire um momento agora para refletir sobre os prazeres destrutivos que você precisa abandonar hoje. Tenha coragem de substituí-los pela alegria eterna que somente Deus pode oferecer.

Oração de Renúncia:
Pai, agradeço-Te por este devocional e por me ajudar a compreender esses princípios. Preciso do poder da Tua graça redentora para adquirir hábitos saudáveis em minha vida e me libertar dos maus hábitos e vícios que têm me levado a um caminho de perdição e falta de propósito. Renuncio aos vícios e declaro que sou livre de toda escravidão aos prazeres destrutivos, Senhor. Quero ser uma nova criatura em Cristo Jesus. Peço isso em Nome de Jesus. Amém.

Fonte:
Devocional A Arte de Buscar a Deus – Por Alberto Conti
Uma Jornada de 70 Dias para Descobrir a Alegria de Buscar a Deus

© Escola de Oração IBBN

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.