Prioridades que transformam o caos em paz e tranquilidade (Dia 9)
Versículo-chave:
“Do céu o Senhor contempla os filhos dos homens para ver se há alguém que tenha entendimento, alguém que busque a Deus.” (Salmos 14:2)
Uma Jornada de 70 Dias para Descobrir a Alegria de Buscar a Deus (Devocional)
É muito importante reconhecermos que, de modo geral, não vivemos de acordo com as nossas verdadeiras prioridades. Esse problema é uma tendência global, que afeta mais de 90% da humanidade. No entanto, tenho uma boa notícia: mesmo assim, todos podemos aprender a viver de acordo com as nossas prioridades, adquirindo o hábito de colocar o principal em primeiro lugar e aprendendo a identificar o que realmente merece ser prioridade.
Vamos então entender o que significa prioridade. A definição mais simples seria: algo ou alguém que consideramos mais importante do que outra coisa ou pessoa. É importante saber que todos nós temos uma lista de prioridades na vida. Geralmente, organizamos nossos horários, nossas agendas, nossos orçamentos e nossos relacionamentos com base no grau de importância que damos a cada um deles. Talvez você nunca tenha pensado nisso, mas, quer você aceite ou não, você planeja sua vida de acordo com suas prioridades.
A maioria das pessoas vive presa ao turbilhão do urgente. Suas prioridades estão desalinhadas, levando-as a um estado constante de estresse e confusão. Porém, em meio a esse caos e desordem, Deus procura aqueles que estão dispostos a dar o primeiro passo em direção a uma vida centrada Nele. Quando nossas prioridades estão alinhadas com a vontade de Deus, nossas vidas ganham propósito e direção. Estabelecer prioridades não é apenas uma questão de organização pessoal, mas um ato de obediência e confiança em Deus.
No Salmo 14, Davi aponta uma verdade desafiadora: Deus observa se existe alguém que O busca com entendimento. Não basta apenas reconhecer a necessidade de buscar a Deus; precisamos fazê-lo com sabedoria. Quando escolhemos buscar a Deus antes de tudo, nossas demais responsabilidades encontram o seu lugar natural. Essa mudança traz paz, clareza e energia renovada para enfrentar os desafios da vida. O caos diminui quando as nossas prioridades refletem os valores do Reino.
Reflexão:
- Que mudanças você pode fazer na sua rotina diária para incluir mais momentos de busca a Deus?
- Em que áreas da sua vida você tem colocado Deus em segundo plano?
- Deus está no lugar prioritário que Lhe pertence em sua vida?
Um chamado à ação:
Se Deus não tem sido sua prioridade número um, ore hoje mesmo pedindo a ajuda Dele para reorganizar suas prioridades com sabedoria. Tire um momento para listar suas prioridades atuais e refletir como você pode ajustá-las para que Deus esteja no centro de tudo.
Oremos juntos:
Senhor, perdoa-me pelos momentos em que Te coloquei em segundo plano. Peço que me ajudes a alinhar minhas prioridades ao Teu propósito. Quero fazer parte daqueles que Te buscam com entendimento e paixão. Hoje, renovo meu compromisso de buscar-Te em primeiro lugar e de fazer de Ti o centro da minha vida. Transforma-me, guia-me e usa-me para Tua glória. Oro isso em Nome de Jesus, amém.
Fonte: Devocional A Arte de Buscar a Deus – Por Alberto Conti
Uma Jornada de 70 Dias para Descobrir a Alegria de Buscar a Deus
© Escola de Oração Online