🗒 CONCEITOS SOBRE O MINISTERIO PROFETICO ✍🏽

 

1⃣- A MINHA EXPERIENCIA PESSOAL 🕰
Acredito com todo meu coração no ministério profético tal vez mais do que você possa imaginar.
Creio mais do que nunca que a Igreja precisa restaurar o ministério profético e que Deus neste tempo esta levantando uma nova geração de profetas que farão tremer o reino das trevas. Graças a Deus que Ele esta levantando um exercito de servos profetas nesta geração, e os dons de profecia são liberados de novo no Corpo de Cristo em todo o mundo dia apos dia
De minha parte, não me considero a mim mesmo um profeta, acho que meu chamado ministerial a exercer é outro dentro do corpo de Cristo. Mas levo no meu sangue e DNA as marcas de profetas verdadeiros que passaram por minha vida e fui impactado poderosamente por eles.
Nos meus começos do meu ministério, tive uma grande influencia do meu primeiro pai espiritual que foi um grande homem de Deus com oficio de profeta, quem me ensinou a ouvir a voz de Deus e a amar a Jesus acima de qualquer outra coisa no ministério.
Na Argentina aprendi muito com o Apostolo e profeta o Dr. Daniel Soraire (Dokime) quem me ensinou importantes principios do ministerio profetico, tambem tive a oportunidade de conhecer pessoalmente a profeta Veronica Lugo, e tambem de participar dos seus seminarios e conferencias.
No Brasil fui treinado no Instituto Biblico Rhema, de Kenneth Hagin, escola de ministerio que tem um modulo fantastico sobre o ministerio profetico.
No 2016 fiz um treinamento com o profeta Joel Engel, um precioso e grande homem de Deus com fruto comprobado. Fiz uma Escola de profetas com ele por internet e foi de grande benção.
Atualmente estou aliançado com um profeta de Deus, o Ap. Miqueias Castreze, um jovem profeta e verdadeiro homem de Deus com bons frutos e cheio da unção do Senhor.
Tambem tenho lido livros extraordinários e ricos em conteúdo de sabios profetas de Deus como Jim Goll, Bill Hammon, Kris Valloton, Morris Cerrullo, etc., e continuo lendo com frequência, ja que é um tema que me interessa e estimula meu crescimento espiritual.
O fato é que sempre estive perto de profetas, santos de Deus que abençoaram a minha vida e de minha familia e meu ministerio.

2⃣ – A PROFECIA É COMO UM RAIO LASER
Algo que aprendi com o Ministerio profetico é que no ilimitado arsenal de Deus e no ministerio, é que poucos dons, acredito que tem tão grande potencial de trazer benção ou causar devastação na vida das pessoas como é a profecía.
Assim como a comparação com um raio láser, ele pode ser usado de forma inteligente para trazer vida, cura divina e restauração; como tambem pode ser usado de maneira prejudicial, causando danos, confusão, destruição e ate morte na vida de pessoas.
A profecía não é um brinquedo. Deus nos concedeu essa ferramenta não para fazer exibição nem para satisfazer aos curiosos. Ela é comparada a um químico volátil no laboratorio de Deus, que precisa ser manejada por mãos experimentadas e usadas embaixo de supervisão adequada.
O uso dos dons do Espirito Santo como o dom da profecia, se ela não e acompanhada de carater e da imagem de Cristo em nossa vida pode ser perigoso. Mas quando o carater é formado a Imagen de Cristo na vida dos profetas, a presença de Deus, a unção divina, o poder e a autoridade do Espirito Santo flui com liberdade e com frutos extraordinários

3⃣ PESSOAS MAGOADAS POR PROFECIAS 😪
Infelizmente a falta de preparação e conhecimento no ministerio profetico tem causado muito dano e prejuízo na Igreja, mais do que os ataques do proprio diabo. Vcs ja viram que milhares de vidas foram destruidos na sua fe por causa de falsos profetas e hoje não estão mais na igreja.
Um dos meus ministérios atuais como pastor fora da Igreja e ajudar na restauração de vidas feridas e magoadas por causa de falsas revelações e falsos profetas.
Tristemente ha muita confusão acerca da natureza e função do ministerio profetico. Muito se fala sobre os profetas e o exercicio do dom mas pouco se fala sobre o desenvolvimento do carater do profeta.
Na minha experiencia como servo de Deus descobri quão dificil é para alguns profetas ter que ser submissos a autoridade, revelar problemas evidentes de carater e a grande dificuldade que eles tem para honrar a seus lideres e pais espirituais.

4⃣ – A QUESTÃO DA MATURIDADE NO DISCERNIMENTO DA PROFECIA
Temos um grande desafio como cristãos: Uma grande Prioridade na Igreja o aprender como discernir e dar testemunho do que é correto dentro da Palavra. E tambem temos que aprender a discernir entre o espírito de verdade e o espírito de erro, entre as profecías certas e as profecías falsas, entre os ministros verdadeiros e os falsos ministros do Evangelho.
Saber discernir quando a profecia procede da propia alma e quando é guiado pelo Espíritu Santo. Saber reconhecer o tempo certo do Espírito Santo para liberar uma profecia.
Nos tempos que vivemos a maturidade e o discernimento espiritual não é uma opção mas uma necessidade absoluta para todos os que anelam ser mais do que vencedores nestes últimos días. Para resolver isto, a estrategia bíblica é a de treinar a Igreja para saber discernir o que é verdade, e cómo responder corretamente a uma palavra verdadeira, vindo da parte do Senhor.

5⃣- O FOGO DESCONTROLADO 🔥🔥🔥
Assim como o fogo natural quando descontrola, ele pode ocasionar um grande incêndio e destruição, assim acontece também com os profetas sem passar devido pelo tempo de preparação, eles podem causar estragos na igreja.
Mas o fogo natural quando é controlado com sabedoria, ele esquenta nossos lares, nos ajuda a cozinhar a nossa comida e permite encender motores
O fogo espiritual precisa tambem ser controlado para não machucar ninguém, principalmente a sim mesmo. Fogo espiritual sem sabedoria é um arma destrutiva nas mãos de alguem sem experiencia.
Os chamados a exercer o ministério profetico precisam de muita disciplina e de guardas espirituais para dar fruto abundante no seu ministério.
O verdadeiro profeta aceita ser ensinado, ele busca a sabedoria, e não tem medo de morrer a sim mesmo. O falso profeta é orgulhoso e não obedece ninguém. É assim que acontece desde tempos bíblicos.

6⃣ – CUIDADO ESPECIAL COM PROFETAS JOVENS NO CARATER
Existem jovens obreiros com um grande potencial na suas vidas e podem ter um grande ministerio pela frente mas precisam de maturidade no carater. Tem pessoas que precisam de um acompanhamento e precisam ser aconselhados assim como todos nós. Quando o jovem profeta aceita pastoreio e correção,  naturalmente depois ele vai fluir poderosamente no seu ministerio, se ele tiver essa disponibilidade de receber instrução e a atitude certa de humildade e trabalhar em equipe com seu mentor.
Existem muitos jovens obreiros com um talento natural para liberar profecias mas que precisam de supervisão de perto, de pastoreio e ser testados na area da obediencia, saber esperar no Senhor antes de ele ficar bem a vontade para exercer seu chamado como profeta.
Essa é a minha posição como pastor, algo que tal vez possa estar errado mas acredito no meu coração que é assim mesmo.
A realidade é que hoje em dia temos uma maioria de obreiros jovens na igreja e com pouca experiencia de ministerio, mas que estão fazendo um otimo trabalho da melhor maneira que podem, e sei que Deus quer mesmo usar a todos para a Sua gloria e que assim sera pela graça de Deus, e que serão recompensados pelo seu esforço e dedicação.
Mas percebo tambem que por causa de algumas circunstancias que viveram e de suas continuas mudanças, alguns não tiveram ainda a chance de ser tratados, em receber pastoreio e concluir um processo de restauração em suas vidas.
Amados, com os anos de serviço aprendi que não existem atalhos no caminho de Deus nem da para pular etapas de aprendizado com Deus, ou vc aprende a lição ou vc aprende.Chega o momento quando não se faz a manutenção do carro, ele em algum momento vai dar problema e vai nos deixar a pe.  Assim acontece tambem com as pessoas quando não deixamos Deus sermos restaurados.

7⃣ – AS CONSEQUENCIAS DA FALTA DE PREPARAÇÃO

Numa certa igreja onde fui pastor há algum tempo atras, algo que chamou a minha a atenção, foi ver como um jovem obreiro ficou tão a vontade soltando profecias para todo mundo, fiquei surpreso quando soube que seu pastor presidente tinha liberado ele para agir conforme aquilo que o Espirito Santo mandasse. Não vou questionar essa decisão. Se seu pastor autorizou, então ele tera suas razões validas e sabe bem melhor o que é melhor para cada obreiro desta casa.
Nessa situação em particular, achei que no momento esse pastor sim estava capacitado para ministrar a palavra, e que ele poderia ser grandemente usado por Deus como pregador mas para exercer o dom como profeta desde o pulpito, ele ainda precisava esperar um tempo certo de preparação. O discernimento que o Espirito Santo me dava é que esse jovem líder precisava de ser alinhado numa escola de profetas, antes de se lanzar ao ministerio profetico ele teria que aprender a por em ordem algumas prioridades na sua vida e a ser mentoreado para melhorar seu caráter como servo de Deus. Mas ai estava agindo com toda liberdade.
Agora o seguinte, isso é o que acontece em muitas igrejas pentecostais de nosso meio. Por isso não é de se surpreender quando voce fica sabendo de  consequências desagradáveis que aconteceram na Igreja, de milhares de  pessoas sendo feridas na igreja por falsas profecias e por causa desta terrivel negligencia desde nossos pulpitos.

Em fim amados, eu queria ter uma oportunidade de manifestar a minha posição sobre o ministerio profético e a minha sincera preocupação para que ele seja uma ferramenta do bem para a Igreja e não para o mal. Mas vamos confiar no Senhor que tudo vai dar certo e vamos esperar sempre o melhor, assim deve ser sempre a nossa atitude como cristãos. Mas vamos fazer a nossa parte e ser sabios com este assunto para no ser responsaveis por pedras de tropeço para as nossas ovelhas.

Sabem uma coisa, defendo a minha crença com plena convicção de que servir a Deus é algo prazeroso, uma oportunidade maravilhosa e um chamado de grande honra. Nunca deveria ser motivo de constrangimento para ninguem senão de grande alegria e gozo.
Continuemos servindo sempre ao Senhor com alegria de coração e sejamos sabios em nossas decisões.

Em Cristo Jesus,

Por Alberto A. Conti